Publicado em 10 de junho de 2024
Contábeis

31% dos recrutadores preferem trabalhadores mais velhos que a Geração Z

Uma pesquisa realizada em janeiro pela Resume Builder revelou um cenário desafiador para a Geração Z no mercado de trabalho. O estudo constatou que 31% dos recrutadores preferem contratar profissionais mais experientes em vez de jovens nascidos entre 1995 e 2010 (14 a 29 anos), grupo conhecido como Geração Z.

Além disso, 30% dos recrutados da Geração Z foram demitidos após 30 dias do início do trabalho.

Diferenças geracionais geram obstáculos no recrutamento e na gestão

As dificuldades para a Geração Z começam no processo de recrutamento. Segundo profissionais de RH, os candidatos da Geração Z frequentemente apresentam comportamentos considerados inadequados, como:

 

Vale ressaltar que essas avaliações negativas, em grande parte, provêm de gestores de gerações mais antigas, com valores e regras distintas dos jovens.

Experiências negativas influenciam decisões de recrutamento

De fato, 3 em cada 10 recrutadores evitam contratar candidatos da Geração Z com base em experiências anteriores negativas com jovens dessa faixa etária. Entre os principais problemas relatados estão:

É importante destacar que, para a Geração Z, o sucesso profissional está mais relacionado à realização pessoal do que à ascensão na carreira tradicional.

 

 

Apesar dos desafios e das percepções negativas, a Geração Z também pode trazer benefícios para as empresas. Os jovens dessa geração são considerados ávidos por aprendizado e podem contribuir significativamente para a organização, desde que recebam treinamento adequado para desenvolver seu potencial.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias